Início A Cidade Aspectos Gerais

Aspectos Gerais

TURISMO: (Principais Pontos Turísticos)

Matriz de Santa Maria Madalena
Matriz de Santa Maria Madalena: Construída no ano de 1817 e considerada uma bela obra de arquitetura do século passado.

Cadeia Velha
A Casa de Câmara e Cadeia: Presídio do século passado, situado no centro da cidade, traz ao povo de Teixeira uma lembrança dos momentos políticos e históricos. Tombado pelo O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep)

Sobrado 
O Sobrado: E o casarão da Rua Dario Ramalho, que foi construído no começo do século XX. Era a residência do coronel Cazuzinha.

Monumento do Coração de Jesus
Monumento ao Coração de Jesus: Construído pelo Padre Serrão, em preparação ao Congresso Paroquial, sendo solenemente inaugurado em 27 de outubro de 1944.  

Cacimbão
Cacimba da Baixa: Foi na cacimba da baixa ou cacimbão onde de deu inicio ao povoamento de Canudos, hoje município de Teixeira.

 _____________________________________________________________________


Geografia

Quando em 1949, a Lei nº 318 aprovou a divisão territorial na Paraíba com 41 municípios, Teixeira já integrava a divisão político-administrativa do estado. Na década de 1950 o município, além da sede, possuía quatro distritos, a saber: Desterro, Mãe D'Água, Imaculada e Cacimbas.

A partir de 1959, com a instalação de uma política municipalista adotada pelo governo brasileiro, com a repercussão na Paraíba, os citados distritos foram desmembrados, passando a condição de cidade, nessa ordem cronológica: Desterro e Cacimbas (1959), Mãe D'Água (1961), Imaculada (1965), Maturéia (1995). O município de Teixeira integra a microrregião geográfica da Serra do Teixeira que compõe a mesorregião do Sertão Paraibano.

A posição geográfica do município de Teixeira é determinada pelo paralelo de 07º13'22 de latitude sul, em sua interseção com o meridiano de 37º15'15 de longitude oeste. Limita-se ao norte com o município de São José do Bonfim, ao leste com Desterro, a oeste com Maturéia e Mãe D'Água e ao sul, com o estado de Pernambuco (Itapetim e Brejinho). A distância entre a cidade de Teixeira e João Pessoa (capital), via Patos, é de 325 km e, via Taperoá, de 308 km.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[8]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.


Ecoturismo

Teixeira tem um enorme potencial ecoturístico, sendo que, atualmente, são explorados vários lugares na Serra do Teixeira. Merece referência o Pico do Jabre, pico mais alto da Paraíba, que fica apenas 15 km de Teixeira; a Pedra do Tendó, vista deslumbrante onde pode-se observar todo meio ambiente, relevo e vegetação do sertão paraibano; Pedra do Talhado onde pode-se praticar um excelente rappel; o cruzeiro, com vista deslumbrante; além da cachoeira, "poço da besta" onde tem uma cachoeira maravilhosa entre pedras. Tudo isso em pleno sertão da Paraíba, mas com clima serrano.


Climografia

O clima é do tipo semiárido, um pouco mais ameno em relação às localidades vizinhas devido a altitude. As temperaturas variam entre médias mínimas de 15,8 °C em Agosto e máximas acima dos 31 °C em Novembro, Dezembro e Janeiro.

O Balanço hídrico é deficitário em 9 meses do ano, sendo positivo apenas em Fevereiro, Março e Abril.


Fonte: Wikipedia.org